Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1. A RBDC aceita textos inéditos (artigos científicos, originais, de revisão ou de divulgação científica) em PortuguêsEspanholInglês ou Italiano com extensão média de 15 a 35 laudas (cada lauda, para a RBDC, é constituída de 2.100 caracteres, contando os espaços).

 

2. Os trabalhos devem atender aos seguintes requisitos:

 

a) conter os seguintes ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, nessa ordem:

TÍTULO SUBTÍTULO (se houver, separado preferencialmente por dois pontos);

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES);

CURRÍCULO do(s) autor(es) que indique necessariamente a mais alta titulação acadêmica, o vínculo atual à instituição de ensino ou de pesquisa (se houver), link para o lattes (para os brasileiros) e para o ORCID (para todos);

RESUMO na língua do texto em um único parágrafo composto de 100 a 250 palavras, que deve ressaltar – em frases concisas, objetivas e afirmativas, na voz ativa e na terceira pessoa do singular (não pela enumeração de tópicos) –, de forma estruturada, o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do texto;

PALAVRAS-CHAVE - três a cinco termos, na língua do texto. Não convém utilizar termos que já se encontrem no título ou no resumo. Convém utilizar termos que revelem conteúdo relevante do texto não expresso nesses elementos ou utilizar sinônimos de termos presentes nos mesmos.

 

b) conter os seguintes ELEMENTOS TEXTUAIS, nessa ordem:

INTRODUÇÃO que delimite o assunto ou o problema tratado, os objetivos e a relevância do trabalho e outros elementos necessários para identificar a categoria do trabalho;

DESENVOLVIMENTO, dividido em seções e subsecções progressivas (identificadas numericamente por algarismos arábicos), que preferencialmente permitam identificar a divisão científica tradicional (metodologia, resultados e discussão);

  • MÉTODOS: deve ser explicitado, no resumo, quais foram os métodos de coleta e de análise empregados e, na introdução ou em seção própria, a explicação detalhada dos métodos empregados, observando: (a) para o método e/ou a técnica utilizada para coletar e selecionar o material de pesquisa, o cuidado de desvelar o universo amostral da investigação e a suficiência lógica do recorte e (b) para o método e/ou a técnica utilizada para analisar o material coletado, o cuidado de desvelar o porquê do método de análise elegido ser o adequado para a pesquisa.
  • RESULTADOS: as informações obtidas ou produzidas devem ser suficientes e apresentadas de maneira compreensível, com objetividade, precisão e transparência.
  • DISCUSSÃO: deve-se estabelecer efetivo diálogo crítico com resultados de outras pesquisas e com o pensamento de outros autores.

CONCLUSÃO que apresente as conclusões correspondentes aos objetivos e as eventuais hipóteses do texto.

  • Deve desvelar em que medida o objetivo da investigação foi atingido, as limitações da pesquisa, quais foram precisamente as ilações atingidas e quais são as forças e fraquezas dessas ilações.

 

c) conter os seguintes ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS, nessa ordem:

REFERÊNCIAS, conjunto de fontes utilizadas ou referidas no texto que devem constituir uma lista única no final do mesmo;

  • Devem ser compatíveis e suficientes com a proposta da pesquisa; revelar a utilização de trabalhos anteriores imprescindíveis para a discussão almejada; apresentar exata correspondência entre o conjunto das referências utilizadas no trabalho e o apresentado na lista final de referências.

TRADUÇÃO do TÍTULO e SUBTÍTULO (se houver), do RESUMO e das PALAVRAS-CHAVE em Português, Espanhol, Inglês e Italiano, excluindo logicamente a língua de origem do texto.

Essas traduções devem ser encaminhadas preferencialmente pelo(s) autor(es) do texto, no entanto, se não forem encaminhadas, a comissão editorial as providenciará.

 

d) as INDICAÇÕES DAS FONTES:

A RBDC, para viabilizar a ampla participação de todas as comunidades científicas, aceita trabalhos que sigam qualquer das normas técnicas ou estilos reconhecidos pela academia, como são as normas da ABNT e os estilos Chicago, Vancouver e APA.

A preocupação da RBDC não é com as formalidades vazias, mas com o respeito aos seguintes princípios.

Em trabalhos científicos, qualquer informação (bruta ou interpretada) que não seja por si evidente e que seja trazida pelo autor para o seu texto, mas foi originalmente apresentada ou desenvolvida em outro documento ou bibliografia, precisa apontar a sua fonte original, justamente para que o leitor possa confirmar a informação ou a interpretação.

Ou seja, a citação (informação ou ideia relatada em um texto que foi extraída de outra fonte) direta (transcrição literal, entre aspas duplas) ou indireta (um autor, com suas palavras, remete a ideias ou informações expressas em outra fonte) trazida por um autor de um trabalho científico tem de ser acompanhada da sua nota de referência.

Imediatamente após o aparecimento da informação ou ideia trazida ao texto, há de se fazer, portanto, uma nota de referência (entre parênteses ou valendo-se do sistema informático de inserir notas de rodapé).

Sistema AUTOR-DATA

Os estilos Chicago, APA e Vancouver e as normas da ABNT recomendam o sistema de referências que se vale dos parênteses. Entre parênteses – sistema Autor-Data – costuma-se indicar apenas o sobrenome do autor, o ano da publicação da obra concretamente consultada e a página da informação, na seguinte estrutura: (Sobrenome, ano, p. _). Nos trabalhos que seguem o estilo Vancouver, entre parênteses coloca-se apenas o número arábico atribuído para a fonte na lista de referências finais.

Sistema NUMÉRICO

As normas ABNT e o estilo Chicago recomendam também o sistema de referências que se vale das notas de rodapé. Em rodapé – sistema numérico –, a práxis é indicar o autor, a obra, dados para a localização editorial e a página da informação, na seguinte estrutura:

[autoria] + [obra] + [localização]

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Tradução de Fulano de Tal. 3. ed. Cidade: Editora, Ano, p. _.

REFERÊNCIAS FINAIS

O autor deve apresentar uma lista de todas as fontes referenciadas no decorrer do trabalho.  A essa parte pós-textual, chama-se Referências.

Nos trabalhos que seguem as normas técnicas da ABNT, as referências finais são ordenadas em ordem alfabética e tem a mesma estrutura do sistema numérico. Nos trabalhos que seguem o estilo Vancouver, as referências finais são ordenadas em números arábicos de acordo com a sequência de aparecimento no texto. Nos trabalhos que seguem os estilos APA ou Chicago, após o autor, insere-se o ano da publicação.

OBRAS ELETRÔNICAS

Há que se dar especial atenção para indicar, na localização de documentos ou bibliografia acessível pela internet, o link de acesso; deixando-o habilitado para o clique dos leitores.

 

3. Os originais dos trabalhos devem ser enviados no formato Microsoft Word.

 

4. Os textos encaminhados devem seguir os seguintes parâmetros de FORMATAÇÃO:


(a) margens de 2,54 cm;
(b) espaçamento entrelinhas simples;
(c) fonte Garamond, tamanho de letra 12;
(d) espaçamento anterior e posterior dos parágrafos de 6pt;
(e) citações que ultrapassarem 3 linhas em parágrafos isolados, entre aspas, com recuo esquerdo de 3cm e fonte tamanho 11;
(f) notas de rodapé, quando necessárias, com fonte tamanho 10;
(g) o uso de itálico deve ficar restrito para destacar conceitos ou palavras em língua diversa da língua do texto.

 

5. Desenhos, mapas, gráficos e fotos podem servir para a compreensão e elucidação do texto. Quando presentes, devem ser inseridas no texto com qualidade gráfica e com indicação da fonte e/ou autorização do(s) detentor(es) de seus direitos, além da respectiva legenda.

 

6. Deve ser dada especial atenção à qualidade do texto, em especial à  correção ortográfica, gramatical e do estilo científico; à coerência e à consistência lógica.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. As URLs das referências foram informadas e habilitadas, quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. O(s) autor(es) declara(m) não haver qualquer possibilidade de conflito de interesses com relação à pesquisa.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A RBDC adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/boaspraticas/).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.